Laboratórios

 

Laboratório de Informática

 

A Instituição dispõe de dois laboratórios de informática. Com máquinas novas adequadas às necessidades de pesquisa dos discentes. Este laboratório fica disponível para os alunos tanto no horário de aula quanto fora deste horário, sempre acompanhado pelos monitores.

Os alunos têm ao seu dispor 02 (dois) laboratórios de Informática, instalados em condições adequadas para o processo de ensino-aprendizagem. O Laboratório nº 01 possui 30 Microcomputadores INFOWAY conectados em rede e internet. O Laboratório nº 02 possui 48 microcomputadores INFOWAY conectados em rede. A IES conta com uma rede de Wi-Fi em todas as áreas de acesso comum ao compus.

Destaca-se a preocupação da IES com a acessibilidade tanto para cadeirante quando para aos que possuem deficiência visual.

 

Normas de Utilização dos Laboratórios de Informática da FCC

 

A manutenção dos equipamentos é de responsabilidade direta do setor de Tecnologia da Informação que faz a manutenção dos laboratórios de informática quinzenalmente. A necessidade de reparos ou aquisição é informada pelos monitores do laboratório, podendo ser também informada pelos professores que utilizam o mesmo. O setor de Tecnologia da Informação tem um prazo de quinze dias úteis para realizar as operações necessárias e atender demais solicitações.

 

REGIMENTO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA

 

CAPITULO I

Da Finalidade

 

Art. 1º - O Laboratório de Informática da Faculdade Cidade de Coromandel é constituído a serviço dos alunos, professores, funcionários e comunidade local.

 

CAPÍTULO II

Do Pessoal

 

Art. 2º - A administração dos Laboratórios se dá através do setor de Tecnologia da Informação, auxiliado por assistentes contratados ou Estagiários;

 

Art. 3º - O Assistente de Laboratório deverá garantir, em conjunto com o setor de Tecnologia da Informação, o funcionamento e execução dos serviços técnicos e operacionais da estrutura, e o funcionamento contínuo da sala para usos relacionados com educação e experiências práticas em geral;

 

Art. 4º - O Estagiário deverá auxiliar o setor de Tecnologia da Informação e o assistente na manutenção e funcionamento do Laboratório.

 

CAPITULO III

Do Horário de Funcionamento

 

Art. 5º - O Laboratório deverá funcionar da seguinte forma:

 

I- segunda à sexta-feira das 08h00 às 22h30;

II- sábados das 08h00 às 12h00.

 

CAPÍTULO IV

Estrutura Operacional – Equipamentos, Reservas

 

Art. 6º - São oferecidos computadores contendo a infraestrutura necessária para utilização durante aulas práticas conforme cursos na FCC e também para uso em cursos de extensão e pós-graduação.

 

Art. 7º - A reserva dos Laboratórios, por parte dos professores, deverá ser realizada com no mínimo três dias de antecedência pelo portal do professor. No caso de instalação de novos softwares, esta antecedência deverá ser de sete dias.

 

Art. 8º - Cada disciplina terá um período máximo de antecedência para marcação de aulas. Esta antecedência variável visa estabelecer um critério de prioridade ao acesso ao laboratório, devendo, portanto, os professores das disciplinas priorizadas utilizarem tal recurso para garantir o uso do laboratório.

 

Art. 9º - Só será permitida nova reserva após 8 (oito) dias corridos contados a partir da última reserva feita pelo professor. Tal medida visa estabelecer um rodízio entre os professores que utilizam os laboratórios. A reserva é realizada através de agendamento no setor de Tecnologia da Informação caso haja disponibilidade dos mesmos.

 

Art. 10º - Será garantida aos professores uma tolerância máxima de 15 (quinze) minutos de atraso para início das aulas práticas previamente agendadas. Depois de decorrido essa tolerância, o laboratório será considerado disponível para o uso e o agendamento será considerado como não utilizado.

 

CAPÍTULO V

Usos - Finalidades e Público Alvo

 

Art. 11º - A utilização dos laboratórios por alunos dos cursos da Faculdade Cidade de Coromandel fora dos horários de aula limita-se às atividades relacionadas a práticas e exercícios dos cursos aqui oferecidos, não sendo permitida então a utilização para interesses particulares. Não será cobrada nenhuma taxa pelo uso dos computadores a nenhum aluno de qualquer curso. O acesso só será permitido para alunos previamente cadastrados em nossos sistemas e matriculados na instituição.

 

Art. 12º - O uso por alunos em atividades não vinculadas às aulas regulares (usos ocasionais) deve observar os horários de funcionamento bem como no inicio das aulas. Os laboratórios deverão ser desocupados com 20 (vinte) minutos de antecedência do inicio das aulas para organização e preparação das atividades para os professores.

 

Art. 13º - O uso dos laboratórios por professores e pesquisadores fora dos horários de aula estará autorizado mediante comunicação ao setor de Tecnologia da Informação contendo o programa efetivo de uso por intermédio de formulário padrão ou e-mail.

 

Art. 14º - A utilização dos laboratórios, por funcionários da FCC, para fins estritamente administrativos, estará autorizada mediante disponibilidade de equipamentos e comunicação formal, por memorando impresso, ao setor de Tecnologia da Informação.

 

Art. 15º - O serviço de acesso à Internet ficará autorizado e disponibilizado, quando relacionado a atividades de caráter eminentemente educativas e que tenham relação com os conteúdos programáticos dos cursos oferecidos na instituição. Acessos a sites pornográficos, participação em Salas de Bate-papo (Chat), o uso de mecanismos fraudulentos contra a estrutura (vírus, sniffers, entre outros) serão criteriosamente banidos e podem desencadear processos punitivos e/ou suspensivos junto às Coordenações de Cursos, Coordenação Acadêmica e Direção Geral da Instituição.

 

Art. 16º - A utilização dos laboratórios de forma indevida e, aqui não destacada, será tratada pela Coordenação Acadêmica.

 

Art. 17º - Os acessos a internet são auditados ficando a critério da instituição verificar quais sites o aluno acessou, caso os links acessados caracterize “utilização indevida”, o aluno poderá ser punido conforme Regimento da IES.

 

Art. 18º - Todo usuário é responsável pelo seu login e senha, bem como por qualquer acesso, adulteração ou utilização de sua senha, portanto, login e senha são de uso individual e intransferível. Sob suspeita de sua senha ter sido descoberta por terceiros, providenciar comunicação imediata para substituição. Nenhuma senha é trocada ou alterada por telefone, não existe suporte telefônico externo.

Art. 19º - Cada usuário, ao término de suas atividades, deverá efetuar o log-off (finalizar o sistema), no intuito de evitar que seu login e senha sejam utilizados por pessoas não autorizadas.

 

CAPÍTULO VI

Das Proibições

 

Art. 20º - É proibida a entrada nas salas laboratoriais portando qualquer tipo de líquidos, alimentos, cigarros, balas e chicletes.

 

Art. 21º - É proibida a instalação de programas, a manipulação de qualquer tipo de jogos para computadores, a participação em salas de Bate-papo (chats) e o mau uso dos equipamentos implicarão em punições ou suspensões conforme determinação do Regimento Interno da IES.

 

Art. 22º - É proibido ligar ou desligar os seguintes dispositivos: estabilizador de tensão, no-break, servidores, impressoras e os aparelhos de ar condicionado, senão por pessoas autorizadas.

 

Art. 23º - É proibido a todos os usuários copiar os softwares existentes nos laboratórios, bem como seus discos de instalação, exceto aqueles que são de Domínio Público, Shareware ou Demonstrativos.

 

Art. 24º - Qualquer utilização que não conste nos itens enumerados deste documento será desautorizada.

 

Art. 25º - Os casos não previstos neste Regulamento serão resolvidos pelo Regimento Interno da FCC.

 

Art. 26º - Revogam-se as disposições em contrário.

 

Art. 27º - Essa resolução entra em vigor na data de sua publicação

 

 Laboratórios Didáticos Especializados

 

Além dos laboratórios já existentes que possuem regulamentação e medidas de segurança estão implantados laboratórios especializados, com regulamento específico, destinados à realização das aulas práticas, com pleno atendimento das demandas do curso, como prevê o instrumento de avaliação.

 

8.9.1. Laboratórios Didáticos Especializados do Curso de Medicina Veterinária

 

Laboratório de Anatomia Animal

 

Este laboratório é utilizado para análise prática de peças anatômicas dos animais domésticos, promovendo assim a síntese entre teoria e prática. Conta com um espaço suficiente para o armazenamento das estruturas anatômicas que serão utilizadas pelos docentes e discentes, além de uma metragem e mobiliário suficiente para fornecer o conforto adequado durante as aulas práticas. O laboratório poderá, eventualmente, ser utilizados por outras disciplinas no decorrer do curso quando uma reavaliação de estruturas anatômicas se fizer necessária.

 

Laboratório de Citologia, Histologia e Embriologia

 

Consiste de diversos equipamentos de microscopia óptica, lâminas microscópicas preparadas para o desenvolvimento de aulas práticas, além de possuir bancadas devidamente distribuídas para uma boa divisão dos alunos por equipamento disponibilizado. Conta com recursos de vidrarias e demais utensílios necessários para o desenvolvimento das aulas em questão.

O Laboratório é utilizado pelo curso de Medicina Veterinária para aplicação de aulas práticas e fornece espaço físico e equipamentos necessários para o desenvolvimento das disciplinas de Citologia e Histologia; Bioquímica; Biofísica e Fisiologia. Eventualmente, pode ser utilizado para outros conteúdos que necessitam de espaço e/ou equipamentos para ampliar a visualização prática dos acadêmicos do curso.

 

Laboratório de Anatomia Patológica Animal

 

Este local é designado para realização de necropsias em animais, necessárias para a realização prática do conhecimento da patologia macroscópica. É equipada com mesas para necropsia e espaço físico suficiente para a realização das aulas práticas. O espaço é utilizado para a realização prática das disciplinas de Patologia Geral, Especial e Clínica; Doenças Infecciosas e Parasitárias, e poderá, eventualmente, ser utilizados por outras disciplinas no decorrer do curso quando a avaliação do caso clínico for pertinente.

 

Laboratório de Microbiologia

 

O Laboratório de Microbiologia foi construído para esta finalidade, possui infraestrutura necessária para realização de aulas práticas e manutenção de rotina em microbiologia. Provido de bancadas, saída de gás combustível para bancadas em quantidade necessária para realização de aulas práticas e equipamentos em perfeito estado de funcionamento. Áreas limpa e suja para manuseio, preparo e descarte correto de materiais, impedindo possíveis contaminações cruzadas. O curso de Medicina Veterinária utiliza este laboratório para realização de aulas práticas de exames de rotina nas áreas de Microbiologia, Medicina Veterinária Preventiva, Doenças Infecciosas; Zoonoses e Inspeção de Produtos de Origem Animal. Possui capacidade para o desenvolvimento de pesquisa científica e ainda poderá ser utilizado em outras disciplinas quando a investigação microbiológica fazer-se necessária.

 

Laboratório de Parasitologia Veterinária e Entomologia

 

Este laboratório é equipado com bancadas fixas, vidrarias, equipamentos, utensílios e sistema de descarte de material, necessários para o desenvolvimento de aulas práticas em disciplinas relacionadas com a pesquisa e estudo de parasitas de animais. O curso de Medicina Veterinária faz uso deste laboratório para estudo e visualização de estruturas macro e microscópicas de parasitas que acometem os animais e humanos nos casos de zoonoses. Pode ser utilizado em outras disciplinas que em qualquer momento precisar de sua infraestrutura.

 

Laboratório de Técnica Operatória

 

Este laboratório possui mesa cirúrgica regulável e mesa auxiliar, materiais cirúrgicos, panos de mesa e de campo e pias. É o local onde o aluno tem a oportunidade de aprender os princípios da cirurgia, técnica asséptica e procedimentos cirúrgicos. Pode ser utilizado em outras disciplinas que em qualquer momento precisar de sua infraestrutura.

 

Laboratório de Habilidades Clínicas Veterinárias

 

Possui mesas de atendimento em inox e equipamentos que proporcionam a disponibilidade de realizar diversos exames clínicos e manejos em animais de companhia. Este laboratório proporciona infraestrutura para a realização das aulas práticas das disciplinas de clínica médica de pequenos animais, semiologia veterinária, entre outros. 

 

Fazenda Experimental de Coromandel

 

A Fazenda Experimental de Coromandel é uma área de 39.9 hectares, que foi arrendada pela Associação Educacional de Coromandel, para a manutenção dos cursos de Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária da Faculdade Cidade de Coromandel. A mesma está situada na estrada entre Coromandel e Usina, a menos de 2km da cidade. Neste local desempenha-se atividades de Bovinocultura Leiteira e de Corte, Ovinocultura, Psicultura, Equinocultura, além do plantio de variados cultivares de gramíneas, leguminosas, frutas verduras e hortaliças. A Fazenda Experimental de Coromandel disponibiliza aos alunos condições para desempenhar aulas práticas de Clínica e Cirurgia de Grandes Animais, Semiologia Veterinária, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Agrostologia, Nutrição Animal, Reprodução e Obstetrícia, além das zootecnias. Este local também é destinado para o desenvolvimento de pesquisas de campo, inserindo o discente na área de pesquisa e investigação.  

São laboratórios especificamente experimentais onde os alunos, orientados pelos docentes realizam experimentos diversos com o intuito de aprimorar o que foi ministrado em sala de aula.

É importante ressaltar que todos os laboratórios em funcionamento são regidos pela resolução pertinente a eles e apresentam seu POP – Manual de Procedimento Operacional Padrão, Manual de Segurança e rotina Laboratorial e também o Regulamento com todas as normatizações específicas para o pleno funcionamento do mesmo e para maior segurança dos usuários e alunos que usufruirão destes espaços acadêmicos. 

 

Informática
A FCC conta com 3 (três) Laboratórios de Informática com microcomputadores de última geração, ligados em rede e com acesso a Internet. Existem, na Unidade I, 2 (dois) Laboratórios em funcionamento, cada um com 30 máquinas e na Unidade II um Laboratório com 20 máquinas.

Anatomia e Fisiologia
Instalado em condição adequada, em pleno funcionamento, conta com todos os materiais e utensílios necessários.

Biologia, Histologia, Patologia, Bioquímica e Biofísica
Adequado às necessidades dos cursos na área saúde.

Enfermagem
Laboratório equipado destinado a prática de enfermagem.

Newsletter