Habilidades dos Docentes para Lidar com as Demandas Emergentes do uso de Álcool por Universitários

Data:08 de junho de 2017 às 13:31

Deivid de Oliveira Barbosa
Delza Ferreira Mendes
Douglas Pereira Castro
Ana Lays de Lima Rodrigues
Renata Priscila de Oliveira Paula
Gilmar Antoniassi Junior

O presente estudo, ocupou-se com a problemática do uso de álcool por jovens universitários, e a forma como os docentes lidam com esta demanda emergente. Sabe-se que o uso desta substancia interfere na finalidade principal da universidade, ou seja, no processo de formação e aprendizagem do discente. O objetivo deste trabalho é refletir acerca das habilidades docente para lidar com as demandas do uso de álcool por universitários. A pesquisa se insere numa abordagem qualitativa, e o método utilizado foi a revisão conceitual da literatura. A relevância deste trabalho está na necessidade de se compreender este fenômeno que afeta a maioria das universidades e que se transformou em uma demanda emergentes de saúde pública. Este estudo aponta, que os esforços realizados pelas IES e os docentes na tentativa de sanar as demandas relacionadas ao consumo de álcool por universitários são ineficazes, embora exista o incentivo à criação de projetos que promovam a discursão e reflexão do tema articulando toda a comunidade acadêmica, a presença do álcool e de seu consumo aos redores das IES e nas festas universitárias tem sido o preditor para que os danos ocorram neste contexto.

Palavras-Chave: Habilidades. Docente. Uso do álcool. Universitário.

Download do Artigo Completo.