NATAÇÃO COMO MECANISMO AUXÍLIAR NA ADAPTAÇÃO AO AMBIENTE ESCOLAR PARA CRIANÇAS DE 3 A 10 ANOS

Data:19 de dezembro de 2018 às 17:19

Marcone Henrique Tolentino1

Rosana Mendes Maciel2

A natação é notoriamente uma das atividades físicas com maior aceitação na sociedade. Este fato deve-se aos inúmeros benefícios trazidos por esta pratica: fortificar e tonificar os músculos; tratamento de problemas respiratórios; finalidades terapêuticas; recuperação de atrofias musculares; pratica esportiva; desenvolvimento das valências físicas, além dos aspectos cognitivo e afetivo. O presente trabalho tem por objetivo descobrir e aprender a importância da ludicidade nas aulas de natação, priorizando o ensino na infância, que é uma fase de muitas descobertas e aprendizagem, trazendo consigo< diversas propostas e estratégias de aprendizagem e motivação para as crianças nas aulas de natação. Tal ensino colabora para despertar o processo evolutivo psicomorfológico da criança, desenvolvendo sua psicomotricidade e também sua personalidade. O processo de adaptação deve ser iniciado com a ambientação ao meio onde o aluno irá conhecer e explorar o espaço. Prosseguindo para a adaptação polissensorial, realizada por olhos, boca, nariz e ouvidos, dando por sequencia o processo respiratório, no qual a inspiração é feita fora da água e a expiração feito dento da água. Assim, a imersão será realizada com maior facilidade. E por fim a movimentação de braços e pernas, podendo assim ser apresentado ao aluno as 4 modalidades de nado: o craw, costas, peito e borboleta. Não sendo necessário que o professor siga esta ordem, mais sim o que o aluno tenha mais afinidade.

Palavras-chaves: Natação. Crianças. Ambiente escolar.

Faça o download do Artigo