“O esporte sempre te motivou? Do futebol à natação, passando pelo basquete, vôlei e muitos outros, já pensou em trabalhar com isso todos os dias? Na FCC, o Curso de Licenciatura em Educação Física tem como objetivo formar profissionais habilitados a exercer a atividade de professor na educação básica. Sob este aspecto, a Educação Física é concebida como um componente curricular do sistema de ensino que tem como especificidade a abordagem sobre o desenvolvimento motor dos indivíduos e a relação com a cultura corporal, promovendo o desenvolvimento de práticas que possibilitam ao aluno vivenciar, entender, produzir, reproduzir, transformar e desfrutar do movimento como patrimônio cultural da humanidade nas suas mais diversas manifestações, levando-o à autonomia e à melhoria da qualidade de vida”.


Apresentação do Curso

O Curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Cidade de Coromandel será permanente e prioritariamente pensado como importante parte das políticas de promoção do progresso e do bem-estar (ambos em sentidos amplos) da população da cidade e as situadas no seu entorno.
O compromisso com a sociedade na qual se insere o curso de Licenciatura Educação Física da FCC e a responsabilidade social é, em primeiro lugar, mas não exclusivamente, compromisso com o estudante: o estudante, em todos os aspectos e orientações, será o centro de convergência das preocupações
didático-disciplinares da faculdade, concedendo-se a ele não só participação na vida acadêmica, como também envolvimento na solução de problemas da região.
A ele se reservarão, além dos direitos prescritos no campo jurídico, os indispensáveis do campo pedagógico para maximização de seu desempenho escolar.
Ensino e extensão, cada uma a seu modo, serão parte integrante do processo de educação permanente para cumprimento satisfatório de sua função, desenvolver ampla discussão em torno de seu papel na promoção da educação permanente e de suas relações com a sociedade.
Além destes princípios, a indissociabilidade entre ensino, como princípio pedagógico; a substituição da rigidez curricular dos cursos, tradicionalmente alicerçados por esteiras de disciplinas, caracterizado por relativa flexibilidade e liberdade; o reconhecimento de que a produção de conhecimento demanda intercâmbio e trabalho coletivo permanente, com a compreensão de que as “unidades” acadêmicas de produção de conhecimento não atuam isoladamente, mas como grupo de trabalho, que se relaciona com unidades congêneres, seja pela troca de informações impressas ou eletrônicas ou por meio de publicação científica, seja pela participação em congressos e similares ou por conferências gerais, de alcance nacional e internacional, seja por visitas a laboratórios ou outros espaços de pesquisa.
O curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Cidade de Coromandel, tem como objetivo, formar licenciados em Educação Física para atuarem na Educação Básica brasileira, conforme a legislação vigente, e em contextos não escolares, como clubes, parques, natações, centros de pesquisa, áreas definidas como de intervenção do profissional de Educação Física.
Profissionais capazes de intervir acadêmico e profissionalmente na realidade social a partir das diversas manifestações da cultura corporal de movimento.

Objetivos do Curso

A FCC preza por uma formação pautada na atuação ética e profissional de seus acadêmicos:
Abranger as dimensões político-sociais, ético-moral, técnico-profissional e científica, considerando que a intervenção do profissional, pressuponha a mediação com seres humanos historicamente situados;
Dominar os conhecimentos que fundamentam e orientam a intervenção acadêmico-profissional, para que saiba mobilizar esses conhecimentos, transformando-os em ação;
Dominar os conhecimentos específicos para sua intervenção acadêmico profissional, com finalidade de compreender as questões e as situações problema envolvidas no seu trabalho, identificando-as e resolvendo-as;
Demonstrar autonomia para tomar decisões, bem como responsabilizar-se pelas opções feitas e pelos efeitos da sua intervenção acadêmico-profissional;
– Avaliar criticamente sua própria atuação e o contexto em que atua, bem como interagir cooperativamente tanto com a comunidade acadêmico profissional, quanto com a sociedade em geral;
Articular as situações de intervenção acadêmico-profissional e que estas sejam balizadas por posicionamentos reflexivos que tenham consistência e coerência conceitual.
Objetiva-se ainda, com a oferta e a implementação do Curso, contribuir e participar ativamente do desenvolvimento social sustentável, que engloba o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da comunidade local e por extensão da nação. Para isto, serão incorporados mecanismos didático-pedagógicos que possibilitem ao aluno ter:
– consciência plena de sua responsabilidade e papel social;
– sólida formação científica, técnica e humanística;
– visão sistêmica e integral do processo de aprendizagem;
– visão de interdisciplinaridade e não de conhecimentos estanques;
– atividades de aprendizagem contextualizadas e problematizadas;
– estímulos para desenvolver habilidades de empreendedor, de inovação, de trabalho em equipe, e de comunicação oral e escrita.


Links Importantes sobre o Curso

Portaria Renovação de Reconhecimento – Educação Física – Licenciatura

Projeto Pedagógico do Curso – Educação Física – Licenciatura

Plano de Ação do Curso – Educação Física – Licenciatura

Matriz Curricular do Curso – Educação Física – Licenciatura