O curso visa promover conhecimentos teóricos e práticos em Psicopedagogia, propiciando o desenvolvimento das competências necessárias a um especialista dedicado à saúde e educação , priorizando dois enfoques – clínico e institucional – possibilitando ao profissional/aluno desenvolver a capacidade de identificar possíveis dificuldades de aprendizagem , adotando uma escuta clínica que possibilite ao mesmo utilizá-la tanto no espaço institucional quanto clínico e, atuar com postura crítico-reflexiva sobre o papel da psicopedagogia nos diversos contextos sociais.

Pré-requisito

Portadores de diploma de Curso Superior devidamente registrado das diversas áreas do conhecimento.
Duração – 24 Módulos
Carga Horária –  h/a

Disciplinas

O Papel da Psicopedagogia na Instituição Escolar
Aprendizagem da Leitura, Escrita e suas Dficiuldades
Metodologia da Pesquisa Cientifia
As Contribuições da Arte para a Educação
Desenvolvimento Socioafetivo, Cognitivo, Psicomotor e Implicações na Aprendizagem
Didática e Metodologia do Ensino Superior
Fundamento da Educação Especial na Perspectiva da Inclusão
Dificuldades de Aprendizagem e Escolarização
Psicomotricidade
Aprendizagem e Contextos Sociais: Familia, Escola, Comunidade e Organizações
Linguagem, Aquisição, Desenvolvimento e Intervenção
Contextualização da Psicopedagogia
As Contribuições do Portifólio, Avaliação e Trabalhos Pedagógicos para a Psicopedagogia
Construção da Prática Pedagógica Inclusia, Planejamento, Metodologia, Avaliação Curriculares
As Contribuições da Neurologia para a Educação
A Construção Teórica em Psicopedagogia
Jogos e Atividades Ludo Psicopedagógicos
Processamento Auditivo e Psicopedagogia
Estagio Supervisionado
Processamento do Pensamento Lógico-Matemático
TCC 1
Diagnosticos e Intervenção Psicopedagógica
Relações Interpessoais no Ambiente Educacional
TCC 2