Promover o estudo, fundado nas dimensões histórica, social e antropológica oriundas da realidade brasileira das relações étnico-raciais, do reconhecimento e valorização do patrimônio histórico-cultural afro-brasileiro e indígena e da diversidade da nação, em prol do combate ao racismo e à discriminação que atingem a sociedade, particularmente, afrodescendente e indígena. Com isso, educar para a formação de atitudes, posturas e valores que conscientizem e eduquem os cidadãos ao seu pertencimento étnico-racial, para a interação e construção de uma sociedade democrática, comprometida com a igualdade, com a garantia de direitos e com a valorização da identidade de todos.

Com base no que dispõem os fundamentos e o objetivo geral desta Política, são objetivos específicos da Educação das Relações Étnico Raciais e Gênero e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena a serem observados conforme cada fase, etapa e modalidade:
– promover reparações, reconhecimento e valorização da história, da cultura e da identidade da população afrodescendente e indígena;
– fomentar o direito de reconhecimento e de expressão dos negros e dos índios no Estado brasileiro;
– divulgar o direito de os negros e os índios, assim como de todo brasileiro, frequentarem instituições educativas, em seus vários níveis, de qualidade e devidamente instaladas, sem qualquer desigualdade étnico-racial;
– contribuir para a educação da não discriminação em âmbito local, regional, nacional e internacional, com o fim de valorizar e difundir as manifestações culturais, assegurando-se o exercício dos direitos culturais e a diversidade étnico-racial;
– consolidar o papel da Faculdade Cidade de Coromandel como agente cultural, promotor e defensor do direito à cultura e à igualdade;
– fortalecer as potencialidades da Faculdade Cidade de Coromandel e combiná-las com as demandas da sociedade, ampliando parcerias e intercâmbios a favor da promoção e defesa da diversidade cultural e de todo seu legado histórico;
– incentivar o estudo e a valorização das relações étnico-raciais no ensino, na pesquisa e na extensão.

 


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