A Importância da Dança no Meio Escolar para a Formação do Aluno

Maria Juliana Dias
José Marcio Vilela Amaral
Ana Lays de Lima Rodrigues

A dança no contexto escolar é um tema pouco comentado, daí a importância de se analisar e promover o interesse dos profissionais da Educação para sua utilização. Ela possui uma característica de ensino diversificado, pois a criança ao dançar desenvolve não somente a parte física, motora e social, mas também amplia seus conhecimentos culturais e assimila mais facilmente a matéria proposta pelo professor. Faz-se de grande relevância, promover uma reflexão sobre os inúmeros benefícios da dança para a formação do aluno, englobando todos os requisitos de aprendizado motor e social. O objetivo desse estudo foi evidenciar os diversos benefícios que a dança trás para a formação do aluno. A metodologia utilizada para sua realização foi à revisão de literatura.  O estudo mostrou que existe uma variedade de possibilidades do ensino da dança que não é uma exclusividade apenas nas aulas de Educação Física podendo ser trabalhada em todas as disciplinas como uma ferramenta pedagógica de grande potencial. A dança na escola deve ter como objetivo a construção de conhecimento e favorecer o ensino da arte corporal, promover a inclusão social, deixando de lado todos os preconceitos existentes que impedem e seu ensino nas escolas.

Palavras chave: Dança. Escola. Instrumento Pedagógico.

Download do Artigo Completo.