NAPDD

O que é um núcleo de apoio psicopedagógico?

O núcleo de apoio psicopedagógico é formado por profissionais capacitados que prestam atendimento à comunidade acadêmica, é um serviço da Faculdade Cidade de Coromandel que tem como principal objetivo oferecer atendimento psicopedagógico e encaminhamento especializado aos alunos e educadores da graduação com a finalidade de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, bem como, no desenvolvimento pessoal e profissional do aluno, visando o comprometimento com o aprendizado, sendo este o principal valor da Instituição.. Algumas das atividades exercidas são:

– diagnóstico e acompanhamento das dificuldades de aprendizagem dos alunos;
– organização de encontros entre corpo docente, discente e comunidade;
– prática de momentos de reflexão sobre a prática educacional;
– auxílio na solução de problemas, baseado na leitura da realidade e interpretação de sua etiologia (causas e origens), seu estado e sua evolução;
– investimento no diálogo como principal ferramenta para detectar problemas;
– escuta, observação e busca de informações reais, com o objetivo de encontrar a abordagem adequada em cada situação.

Além disso, toda a atuação é pautada no respeito às pessoas, profissionais ou em formação, valorizando a sua capacidade e a autonomia em qualquer situação. É um trabalho desenvolvido em conjunto, de forma interdisciplinar buscando a maior integração entre os envolvidos.
Desse modo, a atuação do núcleo busca aumentar o bem-estar social e psicológico da comunidade, além de ser uma prática importante para estimular a retenção dos alunos no curso.

Quem pode usufruir dos serviços oferecidos?

O apoio psicopedagógico é oferecido a todos os alunos, professores e colaboradores da Faculdade Cidade de Coromandel, tendo em vista que as questões trabalhadas pelo núcleo afetam todos, tanto no interior da própria comunidade acadêmica quando no contato deles com a sociedade.
Isso acontece porque ele visa à promoção de saúde e atividades que favoreçam o aprimoramento constante do processo de ensino-aprendizagem e das relações sociais na instituição. Portanto, traz diversos benefícios para os estudantes e docentes.

Por se tratar de um núcleo de apoio pedagógico e psicopedagógico aos docentes e discentes suas ações estão de acordo com a legislação vigente, planos, políticas e projetos institucionais abordando aspectos culturais, sociais e históricos, além da parte psicológica e psicopedagógico. As ações desenvolvidas pelo NAPDD buscam a promoção da permanência de todos os seus discentes na Educação Superior onde oportuniza o desenvolvimento dos projetos do setor e também da Faculdade Cidade de Coromandel.

O NAPDD é constituído por uma profissional graduada em psicologia que possui conhecimento na área educacional e sobre dificuldades de aprendizagem. Por essa razão, orienta os discentes na compreensão e organização de seus estudos, auxiliando-os nos aspectos pedagógicos, sociais e emocionais, inclusive nas suas atividades profissionais, enquanto discentes e acadêmicos da Instituição.
Acreditando que o docente seja corresponsável pelo processo de ensino e aprendizagem, o NAPDD presta capacitação nas suas carências didáticas, pedagógicas e metodológicas, orientando-os na prática educacional. As orientações ocorrem na forma de reuniões individuais, ampliadas nas Políticas de Capacitação de Docentes.


 Links Importantes do NAPDD – Núcleo Psicopedagógico de Apoio ao Discente e ao Docente

Regulamento do NAPDD – Núcleo Psicopedagógico de Apoio ao Discente e ao Docente

Portaria de Nomeação dos Membros


 Contato

A sua opinião é muito importante para a Faculdade Cidade de Coromandel. Por favor, entre em contato sempre que precisar.

Para maiores informações entre em contato diretamente conosco através do e-mail napdd@fcc.edu.br