Terapia ABA

Este curso de especialização é voltado para profissionais das áreas de educação e saúde que desejam aprofundar seus conhecimentos no acolhimento adequado de estudantes, pacientes e indivíduos com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências, utilizando a Terapia ABA. A Terapia ABA se concentra na modificação de comportamentos observáveis por meio de técnicas de reforço positivo, análise de dados e intervenções estruturadas. O curso abordará desde o contexto das políticas que amparam pessoas com transtornos e deficiências até as formas de promover aprendizagens significativas por meio da Terapia ABA e de elementos pedagógicos lúdicos. Considerando essencial dialogar, de maneira crítico-reflexiva, sobre os desafios enfrentados por professores, gestores e profissionais da saúde que trabalham com indivíduos com TGD, TEA e outras deficiências.


Início: setembro de 2024

Convênio com empresas: 30% de desconto para Profissionais cadastrados

Mensalidade: 10% de desconto para ex-alunos do grupo (FPM; FCC; FCJP; FPC).

Descrição do curso

O curso de especialização em Terapia ABA para Profissionais da Educação e Saúde tem como objetivo formar profissionais para o acolhimento adequado de estudantes, pacientes e indivíduos com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências, utilizando a Terapia ABA. Visa proporcionar uma compreensão aprofundada da evolução dos conceitos e projetos terapêuticos atuais, abordar aspectos psicológicos, sensoriais, motores e funcionais dos transtornos, e aplicar o Desenho Universal da Aprendizagem (DUA). Também busca familiarizar os participantes com os aspectos legais relacionados ao TEA e TGD, promover o uso de tecnologias assistivas na educação especial, e desenvolver estratégias inclusivas para a educação de pessoas com TGD. Além disso, o curso integrará práticas pedagógicas lúdicas, e irá dialogar sobre a aplicação das dimensões técnicas e comportamentais da Terapia ABA, contemplando habilidades para planejar e implementar intervenções em ambientes escolares e externos. Além de aprofundar nos diálogos sobre educar na diversidade.

Grade Curricular
Campo de Atuação

Pedagogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, docentes da educação infantil, do ensino médio e da educação superior, bem como gestores e coordenadores de instituições educacionais que trabalham com pessoas com necessidades especiais e buscam aprimorar a qualidade do atendimento em suas organizações.

Coordenação do Curso

Prof. Ma. Géssika Mendes Vieira

 

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na linha de pesquisa Saberes e Práticas Educativas.

Inscreva-se já!