O 18 DE MAIO representa o DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIA

Data:23 de maio de 2017 às 11:04

O movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta incondicional em prol dos direitos das pessoas com sofrimento mental com foco na humanização da assistência. Os alunos do terceiro Período do Curso de Graduação em Psicologia da Faculdade Cidade de Coromandel (FCC) participaram do Projeto de Extensão “ONDE HÁ BRAÇOS, HÁ LUTA!” em parceria com a Prefeitura Municipal de Coromandel através da Secretaria Municipal de Saúde via Ambulatório de Saúde Mental. Juntamente com os profissionais e pacientes assistidos por esta instituição desenvolveram atividades nos dias 15, 17 e 18 de Maio de 2017.

No dia 15 de Maio de 2017, pela manhã, os alunos do Curso de Graduação em Psicologia participaram de uma blitz socioeducativa com os pacientes e com os profissionais do Ambulatório de Saúde Mental na rotatória da Avenida Israel Pinheiro, próximo ao sinaleiro do busto do Poeta Goiá com a finalidade de divulgar, conscientizar e esclarecer acerca da Luta Antimanicomial.

No período da tarde, os alunos conheceram a sede do Ambulatório da Saúde Mental de nosso município. A partir de cartazes confeccionados em sala de aula, os alunos recepcionaram os pacientes e realizaram juntamente com os profissionais responsáveis pelo setor e os professores da FCC um acolhimento aos pacientes assistidos pelo serviço das oficinas terapêuticas do Ambulatório da Saúde Mental com a participação da Prefeita Municipal Dione Maria Peres e da Secretária Municipal de Saúde Cristina Lemes. Os pacientes realizaram a produção de cartazes com o tema da “Liberdade e da Autonomia”. Após esta atividade, os alunos ofertaram um lanche integrativo para todos os participantes na atividade.

No dia 17 de Maio de 2017, os pacientes e profissionais do Ambulatório de Saúde Mental visitaram a Faculdade Cidade de Coromandel (FCC) e realizaram uma “Feirinha da Saúde Mental” com lindas peças artesanais produzidas nas oficinas terapêuticas da instituição. Os pacientes sentiram-se valorizados e integrados pela comunidade acadêmica. Conheceram as novas instalações da FCC e manifestaram interesse de retornar outras vezes a nossa faculdade.

No dia 18 de Maio de 2017, os alunos participaram do desenvolvimento de Oficina Terapêutica com os pacientes do Ambulatório da Saúde Mental, dirigida pelo psicólogo Otávio Augusto Borges Simeão responsável pelo atendimento psicológico realizado no Ambulatório. Os alunos organizaram um bingo e ofertaram um lanche integrativo, permeado por prosa e afeto.

Como resultado desta parceria efetiva, os alunos do Curso de Graduação em Psicologia puderam, além de conhecer o trabalho desenvolvido pelo Ambulatório, acompanhar as atividades desenvolvidas na modalidade de observadores com o intuito de fortalecer a formação acadêmica e vivenciar na prática os conteúdos vistos nas disciplinas.

FCC – AQUI SEU FUTURO ACONTECE!