A área comercial é uma das que mais demanda profissionais capacitados na atualidade em todos os negócios, visto que a arte de vender passou a ser fator crítico de sucesso, para superar os desafios de competição acirrada de produtos e serviços.

Assim, o objetivo geral do curso de Gestão Comercial da FCC é formar profissionais com capacidade para atuar como gestores comerciais nas diferentes organizações (industriais, comerciais e de serviços), aptos a gerenciarem negócios com visão sistêmica, estratégica e integrada ao mercado competitivo.

O tecnólogo de Gestão Comercial estará apto a gerenciar transações comerciais de varejo e atacado, fazendo uso dos principais sistemas de informações e ferramentas de gestão. Tomará decisões coerentes às condições econômico-financeiras do mercado, realizando negociações estratégicas que proporcionem sustentabilidade organizacional e geração de renda. Atuará como planejador de estratégias competitivas de comercialização para empresas de pequeno e médio porte e implantará políticas de relacionamento com os clientes, promovendo a imagem de negócios, próprios ou de outros, no mercado.

O egresso do curso de Gestão Comercial pode trabalhar nas diferentes organizações (industriais, comerciais e de serviços), nos cargos de assistente comercial, de crédito, de compras, consultor de vendas, gerente comercial ou cuidar do relacionamento com o cliente no pós-venda.

Os grandes varejistas são os maiores empregadores. Além de realizar as vendas, ele prospecta clientes, visando a aumentar a lucratividade do negócio. Outras possibilidades são atuar nas equipes internas, que dão suporte para quem lida com o cliente, ter a própria firma de representação ou trabalhar como autônomo, dando consultoria para lojas.