“Você reconhece o valor da educação para a sociedade? Lembra com admiração de professores que lhe possibilitaram aprendizagens significativas? Então considere a possibilidade de se tornar um pedagogo. Como profissional desta área, você será um especialista em princípios e métodos de ensino, trabalhando para melhorar a qualidade da educação ofertada em instituições. Ao concluir o curso, você terá em suas mãos o conhecimento necessário para investigar e conduzir assuntos educacionais, atuando como docente ou como gestor educacional, em espaços escolares ou não escolares”.


Apresentação do Curso

O Curso de Pedagogia da Faculdade Cidade de Coromandel será permanente e prioritariamente pensado como importante parte das políticas de promoção do progresso e do bem-estar (ambos em sentidos amplos) da população da cidade e as situadas no seu entorno.
O compromisso com a sociedade na qual se insere o curso de Pedagogia da FCC e a responsabilidade social é, em primeiro lugar, mas não exclusivamente, compromisso com o estudante: o estudante, em todos os aspectos e orientações, será o centro de convergência das preocupações didático-disciplinares da faculdade, concedendo-se a ele não só participação na vida acadêmica, como também envolvimento na solução de problemas da região. A ele se reservarão, além dos direitos prescritos no campo jurídico, os indispensáveis do campo pedagógico para maximização de seu desempenho escolar.

Ensino e extensão, cada uma a seu modo, serão parte integrante do processo de educação permanente para cumprimento satisfatório de sua função, desenvolver ampla discussão em torno de seu papel na promoção da educação permanente e de suas relações com a sociedade.
Além destes princípios, a indissociabilidade entre ensino, como princípio pedagógico; a substituição da rigidez curricular dos cursos, tradicionalmente alicerçados por esteiras de disciplinas, caracterizado por relativa flexibilidade e liberdade; o reconhecimento de que a produção de conhecimento demanda intercâmbio e trabalho coletivo permanente, com a compreensão de que as “unidades” acadêmicas de produção de conhecimento não atuam isoladamente, mas como grupo de trabalho, que se relaciona com unidades congêneres, seja pela troca de informações impressas ou eletrônicas ou por meio de publicação científica, seja pela participação em congressos e similares ou por conferências gerais, de alcance nacional e internacional, seja por visitas a laboratórios ou outros espaços de pesquisa.

O curso de Pedagogia da Faculdade Cidade de Coromandel, tem como objetivo, formar licenciados em Pedagogia para atuarem na Educação Básica brasileira, conforme a legislação vigente, e em contextos não escolares, como empresas, autoescolas áreas que necessitam de um pedagogo.

Profissionais capazes de intervir acadêmico e profissionalmente na realidade social a partir das diversas manifestações da cultura.

Objetivos do Curso

A FCC preza por uma formação pautada na atuação ética e profissional de seus acadêmicos:
Em consonância com o que estabelecem a Resolução CNE/CP nº 2, de 01 de julho de 2015,e a política acadêmica da Faculdade Cidade de Coromandel o Curso de Pedagogia tem como objetivos:
Compreender a dinâmica da realidade social e das diferentes áreas do conhecimento que contribuem para a formação pedagógica;
– Problematizar a relação entre o eu e o outro nos processos de desenvolvimento e aprendizagem, compreendendo os ambientes educativos como um espaço sociocultural onde a diversidade e a reflexão sobre as diferentes presenças se faz importante;
– Perceber a si e a seus futuros estudantes como sujeitos construtores de suas próprias aprendizagens, buscando a construção de um ambiente
– Atuar como gestor da educação, considerando as dimensões da sala de aula, da aprendizagem e da regulação da ação pedagógica de maneira geral;
– Apropriar-se do conhecimento científico, dos métodos e das técnicas necessárias à construção de uma prática profissional ética e competente, tendo em vista sua atuação numa escola – na docência, coordenação de processos pedagógicos ou gestão – ou em instituição não-escolar;
– Construir um referencial teórico-prático que possibilite acompanhar o novo conhecimento gerado continuamente, e mesmo gerar novos conhecimentos, com vistas a uma atuação eficiente no processo de ensino-aprendizagem e em todas as áreas vinculadas diretamente ou não à educação escolar.

Objetiva-se ainda, com a oferta e a implementação do Curso, contribuir e participar ativamente do desenvolvimento social sustentável, que engloba o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da comunidade local e por extensão da nação. Para isto, serão incorporados mecanismos didático-pedagógicos que possibilitem ao aluno ter:
-consciência plena de sua responsabilidade e papel social;
-sólida formação científica, técnica e humanística;
-visão sistêmica e integral do processo de aprendizagem;
-visão de interdisciplinaridade e não de conhecimentos estanques;
-atividades de aprendizagem contextualizadas e problematizadas;
-estímulos para desenvolver habilidades de empreendedor, de inovação, de trabalho em
equipe, e de comunicação oral e escrita.


Links Importantes sobre o Curso

Portaria Renovação de Reconhecimento – Pedagogia

Projeto Pedagógico do Curso – Pedagogia

Plano de Ação do Curso – Pedagogia

Matriz Curricular do Curso – Pedagogia

Manual de Metodologia Científica – Pedagogia