“Se você tem interesse em atuar em escolinhas esportivas, como treinador ou técnico; academias de ginástica, musculação ou natação; centros de treinamento, físicos ou esportivos; treinamento individualizado; avaliação física; montagem e organização de atividades, então você está perto do Curso de Bacharelado em Educação Física. O profissional formado será capaz de atuar na área da saúde e qualidade de vida para atender as demandas coletivas e individuais relacionadas ao movimento humano como: exercício físico, atividade física, esportes e outras atividades correlatas, realizando de forma eficiente o seu papel na sociedade.”


Apresentação do curso

São objetivos do Curso de Bacharelado em Educação Física, da Faculdade Cidade de Coromandel, capacitar seus alunos para:

– Formar profissionais de educação física empreendedores, competentes, conscientes, autônomos, éticos, para intervenção profissional nos campos da saúde, do lazer, do esporte e da cultura tendo como referência o contexto social e econômico regional em uma visão globalizada.
– Contribuir para futura atuação do acadêmico em equipes multidisciplinares, na elaboração de informes técnicos, científicos e pedagógicos nas áreas da promoção da saúde e do esporte;
– Habilitar a planejar, programar, coordenar, supervisionar, dirigir, dinamizar e executar serviços, programas e projetos, bem como realizar auditorias, consultorias e treinamentos especializados na área de bacharelado em Educação Física;
– Possibilitar o entendimento das políticas de saúde, lazer e esporte desenvolvendo estratégias que atendam ao contexto regional;
– Estimular a utilização de recursos técnicos científicos para a atuação profissional nos campos: do treinamento, condicionamento físico, saúde, cultura corporal do movimento e na gestão do esporte e de empreendimentos ligados à atividade física;
– Formar profissionais competentes e éticos que atuarão na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Objetivos do Curso

A FCC preza por uma formação pautada na atuação ética e profissional de seus acadêmicos conforme as DCNs e com os seguintes objetivos:

Abranger as dimensões político-social, ético-moral, técnico-profissional e científica, considerando que a intervenção do profissional, pressuponha a mediação com seres humanos historicamente situados;

– Dominar os conhecimentos que fundamentam e orientam a intervenção acadêmico-profissional, para que saiba mobilizar esses conhecimentos, transformando-os em ação;
– Dominar os conhecimentos específicos para sua intervenção acadêmico-profissional, com finalidade de compreender as questões e as situações-problema envolvidas no seu trabalho, identificando-as e resolvendo-as;
– Demonstrar autonomia para tomar decisões, bem como responsabilizar-se pelas opções feitas e pelos efeitos da sua intervenção acadêmico-profissional;
– Avaliar criticamente sua própria atuação e o contexto em que atua, bem como interagir cooperativamente tanto com a comunidade acadêmico-profissional, quanto com a sociedade em geral;
– Articular as situações de intervenção acadêmico-profissional e que estas sejam balizadas por posicionamentos reflexivos que tenham consistência e coerência conceitual.

São objetivos do Curso de Bacharelado em Educação Física, capacitar seus alunos para planejar, operacionalizar e avaliar, visando a aquisição e o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades específicas:

– Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática;
– Pesquisar, conhecer, compreender, analisar e avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões do movimento humano, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, visando a formação, a ampliação e o enriquecimento cultural da sociedade, para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável;
– Intervir acadêmica e profissionalmente de forma deliberada, adequada e eticamente balizada nos campos da prevenção de problemas de agravo da saúde; promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e da reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas;
– Participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho, dentre outros;
– Diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas com necessidades educacionais, de grupos e comunidades especiais) de modo a planejar, prescrever, ensinar, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas, recreativas e esportivas nas perspectivas da prevenção, da promoção, da proteção e da reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e da reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer e de outros campos que oportunizem ou venham a promover a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas;
– Conhecer, dominar, produzir, selecionar, e avaliar os efeitos da aplicação de diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a produção e a intervenção acadêmico-profissional em Educação Física nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas;
– Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins, mediante a análise crítica da literatura especializada, com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional;
– Utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação, de forma a ampliar e diversificar as formas de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional;

Portaria Autorização de Reconhecimento – Educação Física – Bacharelado

Projeto Pedagógico do Curso – Educação Física – Bacharelado

Plano de Ação do Curso – Educação Física – Bacharelado

Matriz Curricular do Curso – Educação Física – Bacharelado

Manual de Metodologia Científica – Educação Física – Bacharelado