“Você procura uma profissão com ampla atuação no mercado de trabalho? Medicina Veterinária FCC. O médico veterinário dá assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e silvestres, além de cuidar da saúde, da alimentação e da reprodução de rebanhos. Outra de suas funções, complementando sua atenção na saúde animal e na saúde pública, é inspecionar a produção de alimentos de origem animal. Neste caso, o médico veterinário verifica o cumprimento das normas de higiene nas indústrias, a fim de evitar a transmissão de doenças para o ser humano. Na indústria alimentícia, ele controla as tecnologias de produção. Em qualquer indústria que utilize matéria-prima de origem animal, a presença do médico veterinário é indispensável para realizar o controle dessa matéria-prima. Pode atuar, ainda, na área de vendas de alimentos, medicamentos, vacinas e de outros artigos para animais.”


Apresentação do Curso

O Curso de Medicina Veterinária da Faculdade Cidade de Coromandel será permanente e prioritariamente pensado como importante parte das políticas de promoção do progresso e do bem-estar (ambos em sentidos amplos) da população da cidade e as situadas no seu entorno.

O compromisso com a sociedade na qual se insere o curso de Medicina Veterinária da FCC e a responsabilidade social é, em primeiro lugar, mas não exclusivamente, compromisso com o estudante: o estudante, em todos os aspectos e orientações, será o centro de convergência das preocupações didático-disciplinares da faculdade, concedendo-se a ele não só participação na vida acadêmica, como também envolvimento na solução de problemas da região. A ele se reservarão, além dos direitos prescritos no campo jurídico, os indispensáveis do campo pedagógico para maximização de seu desempenho escolar.

Ensino e extensão, cada uma a seu modo, serão parte integrante do processo de educação permanente para cumprimento satisfatório de sua função, desenvolver ampla discussão em torno de seu papel na promoção da educação permanente e de suas relações com a sociedade.

Além destes princípios, a indissociabilidade entre ensino, como princípio pedagógico; a substituição da rigidez curricular dos cursos, tradicionalmente alicerçados por esteiras de disciplinas, caracterizado por relativa flexibilidade e liberdade; o reconhecimento de que a produção de conhecimento demanda intercâmbio e trabalho coletivo permanente, com a compreensão de que as “unidades” acadêmicas de produção de conhecimento não atuam isoladamente, mas como grupo de trabalho, que se relaciona com unidades congêneres, seja pela troca de informações impressas ou eletrônicas ou por meio de publicação científica, seja pela participação em congressos e similares ou por conferências gerais, de alcance nacional e internacional, seja por visitas a laboratórios ou outros espaços de pesquisa.

A expectativa é que a formação de novos Médicos Veterinários traga benefícios à região, que demanda de mão de obra especializada nas áreas de Saúde Pública, Produção Animal e Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal, inovando com o uso de tecnologias geradas na faculdade, aumentando a qualidade de vida da população e os índices de desenvolvimento da região.

Nesse contexto, as habilidades e competências se configuram na gestão e na apropriação do conhecimento pelo formando durante todo o Curso de Medicina Veterinária. Essas estão, a priori, também articuladas com as ênfases curriculares do curso e são passíveis de aquisição disciplinas curso, estágios, atividades complementares.

Ainda, a região é basicamente financiada pela agricultura familiar, com diversas propriedades de pequeno e médio porte que concentram sua renda na criação e comercialização de produtos de origem animal que frequentemente necessitam da orientação médico veterinária seja para as questões de sanidade, alimentação e saúde animal ou pela necessidade de aumento da produtividade dos mesmos.

Para tanto, em questão territorial Coromandel é um município embora tenha uma população de 28,398 pessoas, sua extensão é de 3.313,116 km o que proporciona que diferentes profissionais atuem nas suas regionalidades bem como pela grande quantidade de fazendas. Ressaltando ainda, que ladeando nosso município ainda não há outra IES que disponibilize este curso.

Objetivos do Curso

A FCC em consonância com as Diretrizes Curriculares do Curso de Medicina Veterinária preza por uma formação pautada na atuação ética e profissional de seus acadêmicos assegurando:

I – articulação entre o ensino, pesquisa e extensão, garantindo um ensino crítico, reflexivo e criativo, que leve a construção do perfil almejado, estimulando a realização de experimentos e/ou de projetos de pesquisa; socializando o conhecimento produzido;
II – inserção do aluno precocemente em atividades práticas, de forma integrada e interdisciplinar, relevantes à sua futura vida profissional;
III – utilização de diferentes cenários de ensino-aprendizagem permitindo ao aluno conhecer e vivenciar situações variadas de vida, da organização da prática e do trabalho em equipe multiprofissional;
IV – visão de educar para a cidadania e a participação plena na sociedade;
V – garantia dos princípios de autonomia institucional, de flexibilidade, integração estudo/trabalho e pluralidade no currículo;
VI – implementação de metodologia no processo ensinar-aprender que estimule o aluno a refletir sobre a realidade social e aprenda a aprender;
VII – definição de estratégias pedagógicas que articulem o saber; o saber fazer e o saber conviver, visando desenvolver o aprender a aprender, o aprender a ser, o aprender a fazer, o aprender a viver juntos e o aprender a conhecer que constitui atributos indispensáveis à formação do médico veterinário;
VIII – realização das dinâmicas de trabalho em grupos, por favorecerem a discussão coletiva e as relações interpessoais;
IX – valorização das dimensões éticas e humanísticas, desenvolvendo no aluno e no médico veterinário atitudes e valores orientados para a cidadania e para a solidariedade.


Links Importantes sobre o Curso

Portaria de Reconhecimento – Medicina Veterinária

Projeto Pedagógico do Curso – Medicina Veterinária

Plano de Ação do Curso – Medicina Veterinária

Matriz Curricular do Curso – Medicina Veterinária