NIPPEE

 

A contínua busca pela construção do conhecimento e melhoria nas produções científicas, fomenta a iniciação em projetos e pesquisas no meio acadêmico.

 

Observa-se a necessidade da criação de centros de pesquisa que favoreçam o desenvolvimento de projetos nas áreas de cada curso, buscando integração multidisciplinar entre os cursos e uma otimização e aplicação dos saberes adquiridos. Em consonância com tal realidade a Faculdade Cidade de Coromandel, propõe a implantação do NIPPEE – Núcleo de Incentivo: Projeto, Pesquisa e Extensão, com vistas a atender as exigências no mercado do ensino superior, bem como o fortalecimento e o aprimoramento da investigação científica, partindo do pressuposto da indissociabilidade entre p esquisa, ensino e extensão.

 

O projeto de implantação do NIPPEE– Núcleo de Incentivo: Projeto, Pesquisa e Extensão, justifica-se pela necessidade de um maior incentivo e apoio aos alunos da graduação e pós-graduação da Faculdade Cidade de Coromandel em seus trabalhos científicos e no  desenvolvimento em sala de aula. Além disso é necessário que se forneça ao aluno, principalmente aqueles que ainda não se interessaram por projetos de iniciação científica, incentivo e informações sobre o fazer e sua  importância  na pesquisa científica.

 

Objetivo

 

Constituem os objetivos do NIPPEE:

 

I – Implementar atividades de pesquisa bibliográfica,  de campo  e extensão embasados no caráter histórico, filosófico, sociológico integrando instituições, comunidade, movimentos sociais e outros.

II – Incentivar graduandos e graduados a internalização do saber, por meio de estudos continuados, preconizando a elaboração de projetos interdisciplinares, aprimorando suas ações profissionais.

III – Estimular pesquisadores, sistematizando e aprofundando pesquisas temáticas, diversificando a formação inicial e continuada.

IV – Elaborar, executar e difundir atividades de pesquisas bibliográficas, projetos e extensão.

VII – Fortalecer e aprimorar a atividade inovadora e criadora no âmbito da investigação científica, fazendo com que docentes e discentes experienciem novos métodos através da pesquisa bibliográfica e de campo.

VIII – Organizar encontros, eventos e disseminar os trabalhos produzidos referentes à pesquisa e extensão, evidenciando a construção de conhecimentos científicos.

IX – Estruturar e aprimorar a formação do corpo discente, instrumentalizando medidas para atividades de pesquisa bibliográficas, de campo, projetos e extensão desenvolvidas.

X – Intervir nas ações educativas viabilizando a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão.

XI – Manter a instituição informada sobre a execução do trabalho do NIPPEE.

XII – Avaliar, periodicamente, o desempenho Núcleo visando à consolidação dos objetivos propostos.

XIII – As pesquisas de campo e bibliográficas passarão pela comissão interna do NIPPEE formado por professores da instituição e depois serão  encaminhadas  para um comitê de ética de outra instituição, para uma maior análise e adequação das pesquisas a serem realizadas.

Newsletter